DICAS PARA UM AGENDAMENTO INTELIGENTE

 

Nosso trabalho como consultora de beleza independente Mary Kay, tem uma receitinha de bolo a ser seguida, que foi ensinada pela Sra. Mary Kay Ash e vem sendo praticada em mais de 35 países há mais de 50 anos!!

Pasmem, tem dado certo desde então!!

Por isso te pergunto: Porque tentar inventar um método novo e revolucionário, sendo que temos todas as dicas prontas e já formuladas para que você obtenha sucesso??

Desculpe te desapontar, mas você não terá sucesso se você não seguir os passos sugeridos pela Companhia!!

Nosso negócio caminha à medida que realizamos Sessões... sejam elas de cuidados com a pele, de maquiagem ou de fragâncias!! O importante é que você tenha contato com a cliente, que ela experimente os produtos e dê a sua opinião!!

Por isso te convido a seguir a receitinha abaixo e desfrutar de todo o sucesso advindo da pratica dessas dicas!!

Preparada??

Vamos lá??

 

-----------------------------------------------------

 

Para que uma sessão exista, é necessário um agendamento prévio, certo?? Infelizmente muitas consultoras não dão a devida importância pra esse momento, mas ele é importantíssimo, se não for o momento MAIS importante do seu contato com a cliente!!

O agendamento pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua sessão, simplesmente porque só temos uma única chance de causar uma primeira boa impressão!! E a primeira impressão é a que fica!!

Primeiramente, nós não somos vendedoras... Portanto, a palavra “venda” não deve existir no nosso vocabulário ao entrar em contato com uma cliente!!

Nós somos CONSULTORAS DE BELEZA, ensinamos a cliente a se cuidar, a fazer uma maquiagem, acompanhamos os resultados do tratamento proposto e acima de tudo, conhecemos nossa cliente, portanto, conseguimos oferecer a ela um atendimento personalizado, voltado para as suas necessidades!!

Sendo assim, nosso objetivo primordial é de presentear as nossas clientes com uma sessão para que ela experimente nossos produtos e dêem sua opinião sobre eles!! A venda vai ser uma mera conseqüência do processo, pois a cliente vai se apaixonar por nossos produtos!!

Ao entrar em contato com uma amiga, conhecida ou ate mesmo uma indicação de uma cliente para agendar uma sessão, devemos seguir alguns passos!!

 

1° PASSO – Respeitar a Regra de Ouro (três perguntinhas básicas)

Diga da seguinte forma:

“Olá FULANA, sou a Sarah, e estou entrando em contato com você para te contar uma novidade! Eu me tornei uma consultora de beleza Mary Kay e gostaria muito de te presentear com uma sessão de cuidados com a pele para que você experimente os produtos e me dê a sua opinião sobre eles!! (1) Você já conhece os produtos da Mary Kay?”

Aguarde que ela responda...

Se a resposta for “NÃO”, vá para o 2° passo...

Se a resposta for “SIM, já conheço os produtos”, continue perguntando, pois as vezes ela conhece somente de ouvir falar, ou já experimentou alguma coisa de uma amiga, ou ganhou de presente de aniversário, por exemplo! Então continue...

 

“... (2) E você já passou por uma Sessão de Cuidados com a Pele??”

Aguarde que ela responda...

Se a resposta for “NÃO”, vá para o 2° passo...

Se a resposta for “SIM, já fiz uma sessão uma vez”, continue perguntando, pois às vezes ela perdeu contato com a consultora, pode ter mudado de cidade, ou ate mesmo a consultora pode ter deixado de trabalhar com a Mary Kay!! Então continue...

 

“... (3) Você tem contato com a consultora que te presenteou com essa Sessão??”

Aguarde que ela responda...

Se a resposta for “NÃO, não tenho mais contato algum com ela”, vá para o 2° passo...

Se a resposta for “SIM, continuo tendo suporte dela”, então dê a ela os parabéns por ser uma cliente Mary Kay e agradeça a atenção, sempre incentivando que ela continue sendo atendida pela consultora que fez sua sessão e continua lhe dando suporte!!!

 

2° PASSO – Convidá-la para a sessão

Diga da seguinte forma:

“Vai ser um imenso prazer poder atendê-la!! Inclusive, estou em treinamento esta semana, e preciso da opinião de 10 pessoas sobre os produtos Mary Kay!! Existe algum motivo pelo qual você não poderia participar de uma Sessão de Cuidados com a Pele e me dar a sua opinião?? Vai ser muito importante pra mim!!”

Quando formulamos a pergunta dessa maneira, estamos direcionando que ela responda “NÃO”... Portanto, não existe motivo algum que a impeça de participar de uma sessão com você!!

O “não” é uma palavra muito forte na formação de todos nós... desde pequenos ouvimos os nãos constantemente e quando grandes, esses mesmos nãos acabam se tornando nosso instrumento de defesa... então dizemos não a tudo que é novo ou que não conhecemos ainda, por mecanismos de defesa!! Por isso formulamos a pergunta de forma que a cliente diga “NÃO”, porém, ela está aceitando seu convite!!

 

3° PASSO – Agendar a sessão

Diga da seguinte forma:

“Que bom que vu poder contar com a sua ajuda!! E que dia fica melhor pra você?? Terça, Quinta ou Sábado?.... De manhã ou à tarde??.... Às 14h ou às 16h?? “

Formule sempre perguntas fechadas... Se você deixa muito espaço para a cliente, ela acaba se confundindo e não define nem dia nem hora!! Ajude-a direcionando as opções de horários que você tiver!!

 

4° PASSO – Conclua o agendamento pedindo que convide as amigas

Diga da seguinte forma:

“OK... então ficou combinado para Sábado, às 16h, certo? Estarei na sua casa!! Como será um encontro super divertido, e darei dicas de como cuidar da pele, com certeza você tem amigas que adorariam participar também!! Portanto, você está livre para convidar 3 amigas especiais para participar desta sessão junto com você!! Te encontro no sábado... Beijos e até lá!!”

O tempo que usamos para atender uma única cliente, é praticamente o mesmo tempo que usamos para atender 3 ou 4... Portanto, atendendo 3 clientes ao mesmo tempo, triplicamos nossas chances de vender e/ou iniciar, além de termos 3 clientes indicando novas clientes!! Acaba sendo uma multiplicação geral... Isso impulsiona seu negocio também!!

 

 

Viram como é simples??!!

Nosso papel é fazer com que a cliente sinta-se importante!! E devemos sempre INSPIRAR pessoas... e não forçar o obrigar (tanto pras vendas como pros inícios)!!

Quando somos gentis e cordiais, cativamos e aproximamos as pessoas... causamos empatia e isso é muito importante no nosso trabalho, afinal de contas nosso trabalho se baseia em RELACIONAMENTO!!

Pensem sempre nisso... Sigam as dicas... e Sucessooooooooooooo